domingo, 30 de janeiro de 2011
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
PELE DE VERÃO
Prepare-se para aproveitar a estação mais quente do ano com a pele dos seus sonhos: que venha o sol com o rosto blindado contra manchas e rugas.
Para exibir um rosto jovem e sem marcas, capriche na proteção. Vale a pena investir num filtro solar facial de qualidade. Com textura sequinha, que não piora a oleosidade, o produto deve ter no mínimo FPS 30, proteção UVA e antioxidantes na fórmula:
tem que ter UVA
Você já sabe escolher o filtro solar de acordo com o seu tipo de pele levando em conta o FPS do produto. A sigla quantifica a proteção dos raios ultravioleta do tipo B, mais relacionados à queimadura e ao cancer de pele. Mas os raios ultravioleta A (UVA) também tem papel de vilão nessa história: a exposição excessiva a eles não só causa cancer como também o fotoenvelhecimento ou seja, rugas, manchas e flacidez. Sendo assim, é importante observar no rótulo se o creme oferece proteção UVA. E esse dado pode aparecer de diferentes formas: as letras UVA dentro de um círculo ( que significa proteção balanceada), um número indicado a porcentagem de proteção ou ainda cruzes (três delas indicam alta proteção). Mas, de uma forma geral, o ideal é sempre optar por produtos com FPS acima de 30, porque quanto maior o FPS, maior a eficiência contra os raios UVA.
um batalhão de defesa
Vitamina E, vitamina A, chá verde, betacaroteno e soja, entre outras substâncias antioxidantes, entram na fórmula do filtro solar com uma missão possível: combater a ação dos radicais livres e, assim, diminuir o dano que, a longo prazo, o sol causa na sua pele. Além disso, os ativos antioxidantes também aumentam a imunidade dela, evitando que fique vermelha demais. Resultado: você ganha um bronzeado gradual e sua pele fica firme, lisa e bem tratada.
Marcadores:
Dicas de saúde e beleza,
Início
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
MEDICINA ORIENTAL - RECEITA DE BEM-VIVER
FELICIDADE E SAÚDE SÃO SINÔNIMOS DE BELEZA
A medicina oriental é baseada na teoria do Tao e suas polaridades, yin e yang, representada através de uma mandala, o Tai chi. Ele é simbolizado pelo yin (parte escura) e o yang (parte clara), dois ciclos naturais que coexistem em todas as pessoas. Esses conceitos, baseados na dualidade - noite e dia, frio e calor, emoção e razão - nasceram da observação da natureza. Eles se complementam, ou seja, quando um ciclo chega ao seu extremo, ele se transforma em seu oposto A teoria Tao sustenta que o universo está em permanente transformação, inclusive o ser humano, impregnado de energias, que lhe permitem chegar a saúde, a felicidade e a percepção do mundo global.
A hormonia do yin e do yang é obtida através do equilíbrio da energia vital, o Ki, que circula em nosso corpo. E como consigui-la? Com a técnica de Shiatsu, uma alimentação adequada e também através da respiração. Afinal o Ki está no universo.
Marcadores:
Dicas de saúde e beleza,
Início
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
TECNOLOGIA E SEGURANÇA EM BUSCA DE MELHORES RESULTADOS
- Pré e pós-operatório de cirurgias plásticas;
Redução de medidas e perda de gordura corporal;
- Celulite graus I, II e III;
- Drenagem linfáticas e drenagem de hematomas e edemas agudos e crônicos;
- Fortalecimento muscular;
- Melhora da flacidez corporal e ionização
Marcadores:
Dicas de saúde e beleza,
Início
terça-feira, 16 de novembro de 2010
CURIOSIDADES
FILTRO SOLAR NATURAL
Alimentos de cor laranja-avermelhada como tomate e melancia, ricos em betacaroteno e licopeno, aumentam a proteção contra os raios ultravioletas de dentro para fora. Esses pigmentos atuam na camada mais exterior da pele, área em que sua ação antioxidante ajuda a reparar as células danificadas pela luz solar.
Em um estudo realizado na França, essa "duplinha" melhorou as marcas do tempo na pele contra os raios UV em até 20%.
PARA QUE SERVEM AS SOBRANCELHAS
Em geral, muitos dos pêlos estranhos espalhados pelo nosso corpo tem uma função de proteção. E no caso das sobrancelhas não é diferente. Elas ajudam a manter a umidade longe de nossos olhos quando suamos ou
andamos na chuva. A forma em arco desvia o suor ou a água para a lateral do rosto, mantendo nossos olhos
relativamente secos. A vantagem mais óbvia disso é que nos permite enxergar claramente, mesmo quando estamos suando muito ou caminhando na chuva. Sem sobrancelhas, andar nessas condições seria um pouco mais difícil. Além disso, desviando o suor, as sobrancelhas impedem que o sal contido nele irrite nossos olhos. As sobrancelhas também são uma de nossas características faciais mais expressivas. Uma das maneiras mais claras de dizer a alguém o que voce está pensando é simplesmente mover suas sobrancelhas para cima ou para baixo. Todos sabemos o que significam as diferentes posições das sobrancelhas.
Marcadores:
Dicas de saúde e beleza,
Início
terça-feira, 31 de agosto de 2010
ALIMENTOS E EMOÇÕES
BANANA: contra a ansiedade
Se você anda mais ansiosa que o normal, aposte na banana para elevar os níveis de serotonina. Quando os níveis desse neurotransmissor estão baixos, falha a comunicação entre as células cerebrais. Aí você fica irritada e especialmente ansiosa. A fruta combina doses importantes de triptofano e vitamina B6. Juntas, as duas substâncias se tornam poderosíssimas na produção da serotonina.
Quanto consumir: 2 unidades por dia
MEL: pura alegria
Triste sem motivo? De novo a causa pode ser a serotonina de menos. Nesse caso, o mel funciona como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina no cérebro. Mas não é só aí que ele atua. Quando alcança o intestino, ajuda a regenerar a microflora intestinal. Resultado: o ambiente se torna mais propício para a produção de serotonina. Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino.
Quanto consumir: 1colher (sopa) / dia.
ABACATE: amigo do sono
Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios. Tem noite que o sono não vem? Põe fé no abacate. Tudo bem, ele tem gordura, mas é boa. E oferece vitaminas que ajudam você a se entender melhor no travesseiro. A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.
Quanto consumir: ½ abacate pequeno, 3x / semana.
SALMÃO: levanta o astral
Mau humor constante pode ser sinal de falta de ômega 3 no prato. O representante oficial dessa gordura amiga é o salmão. Mas existem outros peixes (atum, arenque e sardinha) que jogam seu astral lá para cima. O ômega 3 melhora o ânimo porque aumenta os níveis de serotonina, dopamina e noradrenalina - substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos também comprovam que este ácido graxo tira os radicais livres de cena e assim protege o sistema nervoso central.
Quanto consumir: 1 porção, 3x / semana.
LENTILHA: afasta o medo
Angústia e medo podem estar relacionados ao desequilíbrio de cálcio e magnésio. Essa dupla atua no balanceamento das sensações. Além de incluir alimentos com cálcio (queijo e iogurte) e magnésio (acelga) na dieta, consuma mais lentilha. Ela tem efeito ansiolítico, ou seja, tranqüiliza e conforta. Isso porque é precursora da gaba, neurotransmissor que também interfere nos sentimentos.
Quanto consumir: 3 conchas pequenas / semana.
NOZES: mantém você concentrada
São muitos os nutrientes das nozes. Mas é a vitamina B1 a responsável por essa fruta oleaginosa melhorar a concentração, pois a B1 imita a acetilcolina, neurotransmissor envolvido em funções cerebrais relacionadas à memória.
Quanto consumir: 2 nozes, 4x / semana
CHÁ VERDE: espanta o estresse
Essa erva, a Camellia sinensis, tem fitoquímicos (polifenóis e catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada e acabam desorganizando o funcionamento do organismo. O estresse é capaz de desencadear a síndrome metabólica, culpada por doenças como a obesidade e a depressão. Beber chá verde, conforme alguns estudos, melhora a digestão e deixa a mente lenta.
Quanto consumir: 4 a 6 xícaras (chá) / dia.
BROCÓLIS: deixa a mente esperta
É comum você demorar alguns segundos para lembrar o número do seu telefone? Este alimento é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, conseqüentemente, melhorando a memória. Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar de tudo rapidinho.
Quanto consumir: 1 pires / dia.
CLORELA: controla a preocupação
Comportamento obsessivo pode ser sinal de que as células do organismo estão desvitalizadas. A alga clorela funciona como um poderosíssimo reparador celular, melhorando as funções fisiológicas e o sistema imunológico. E mais: contém vitaminas (B3, B6, B12 e E) e minerais (cálcio, magnésio e fósforo) e aminoácidos (triptofano) que ajudam a estabilizar os circuitos nervosos, acabando com a aflição e aumentando a sensação de conforto.
Quanto consumir: de 2 a 4g / dia (cápsula)
ÓLEO DE LINHACA: dribla o apetite voraz
O óleo extraído da semente de linhaça e prensado à frio é uma fonte vegetal riquíssima em gordura ômega 3, 6 e 9. Melhor: é um dos poucos alimentos com ômega numa proporção próxima do ideal, o que é imprescindível para que exerça suas funções benéficas. Uma delas é regular os hormônios que ajudam a manter o sistema nervoso saudável. Com isso, a ansiedade perde espaço e a compulsão à comida fica bem menor.
Quanto consumir: 1colher (sobremesa) / dia, antes das refeições principais.
GÉRMEN DE TRIGO: acaba com a irritação
Assim como as nozes, o gérmen de trigo tem vitamina B1 e inositol, que reforçam a concentração. Mas por ter uma boa dose de vitamina B5, o gérmen é especialmente indicado como calmante, já que melhora a qualidade de impulsos nervosos, evitando nervosismo e irritabilidade.
Quanto consumir: 2 colheres (chá) / dia.
TOFU: espanta o desânimo
O queijo de soja tem o dobro de proteínas do feijão e uma boa dose de cálcio. Também é rico em magnésio (evita o enfraquecimento das enzimas que participam de produção de energia) e ferro (combate a anemia). Quando estes minerais estão em baixa no organismo, você se sente fraca e sem ânimo. Mas é a colina, substância que protege a membrana das células cerebrais, que dá ao tofu o poder de acabar com o cansaço mental.
Quanto consumir: 1 fatia média / dia.
Marcadores:
Dicas de saúde e beleza,
Início
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
YOGA
YOGA & QUALIDADE DE VIDA
Anita Di Marco*
Agosto 2010
Antigo sistema prático de filosofia, derivado da índia, Yoga é uma prática que leva o indivíduo à integração consigo mesmo, com seu Self, sua partícula divina. Assim, para atingir este estado de integração, o objetivo maior da prática é interromper o fluxo incessante de pensamentos, trazendo-nos alívio e conforto mental; ao mesmo tempo, aumenta nossa atenção no cotidiano, deixando-nos mais presentes em todas as situações. Com a mente calma e sob controle, a respiração é aquietada, o ritmo cardíaco, normalizado e a atenção tem foco determinado. O indivíduo ganha saúde e, pelo fato de ficar presente em suas atividades, erra menos e se cansa menos. E uma aula de yoga é justamente um treino para a aplicação dessa atenção, desse estado de presença, na vida comum. Para isso são trabalhadas posturas psicofísicas, exercícios respiratórios, práticas de limpeza, exercícios de concentração, meditação, relaxamento e um código de conduta ética que perpassa todas as práticas e técnicas.
A prática de yoga exige motivação, disciplina, paciência e continuidade. Krishnamurti dizia que “...educação significa provocar mudanças na mente, não na dos outros, mas na própria mente. Para que se preocupar em mudar os outros? Mude a si mesmo. Queremos mudar todo mundo, menos a nós mesmos”.
Esta é exatamente a posição do yoga: o treinamento começa com cada um. Todas as práticas são individuais. Se você se modificar, os outros serão beneficiados. O yoga desenvolve o autoconhecimento e o autocontrole, em todas as situações e estes são, fundamentalmente, objetivos básicos de todo processo educativo.
* Anita R. Di Marco é professora de yoga há mais de 25 anos, trabalhando com o Ashtanga /Raja Yoga de Patanjali, sempre dentro de uma abordagem de respeito ao praticante e à sua situação física. Formação pelo Núcleo de Estudos de Yoga Narayana e Uni-FMU, em curso de Especialização em Yoga, em São Paulo, além de cursos com Prof. Hermógenes, Marcos Rojo, Cesar Devesa, Lia Diskin, etc.. É fundadora do Espaço DHARMA de Yoga, em Varginha-MG, onde ministra aulas, cursos e oficinas, desde 1990. É também professora de línguas, arquiteta e tradutora atuante. E-mail: ardimarco@uol.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)




