segunda-feira, 30 de agosto de 2010

YOGA



YOGA & QUALIDADE DE VIDA

Anita Di Marco*

Agosto 2010



Antigo sistema prático de filosofia, derivado da índia, Yoga é uma prática que leva o indivíduo à integração consigo mesmo, com seu Self, sua partícula divina. Assim, para atingir este estado de integração, o objetivo maior da prática é interromper o fluxo incessante de pensamentos, trazendo-nos alívio e conforto mental; ao mesmo tempo, aumenta nossa atenção no cotidiano, deixando-nos mais presentes em todas as situações. Com a mente calma e sob controle, a respiração é aquietada, o ritmo cardíaco, normalizado e a atenção tem foco determinado. O indivíduo ganha saúde e, pelo fato de ficar presente em suas atividades, erra menos e se cansa menos. E uma aula de yoga é justamente um treino para a aplicação dessa atenção, desse estado de presença, na vida comum. Para isso são trabalhadas posturas psicofísicas, exercícios respiratórios, práticas de limpeza, exercícios de concentração, meditação, relaxamento e um código de conduta ética que perpassa todas as práticas e técnicas.

A prática de yoga exige motivação, disciplina, paciência e continuidade. Krishnamurti dizia que “...educação significa provocar mudanças na mente, não na dos outros, mas na própria mente. Para que se preocupar em mudar os outros? Mude a si mesmo. Queremos mudar todo mundo, menos a nós mesmos”.

Esta é exatamente a posição do yoga: o treinamento começa com cada um. Todas as práticas são individuais. Se você se modificar, os outros serão beneficiados. O yoga desenvolve o autoconhecimento e o autocontrole, em todas as situações e estes são, fundamentalmente, objetivos básicos de todo processo educativo.



* Anita R. Di Marco é professora de yoga há mais de 25 anos, trabalhando com o Ashtanga /Raja Yoga de Patanjali, sempre dentro de uma abordagem de respeito ao praticante e à sua situação física. Formação pelo Núcleo de Estudos de Yoga Narayana e Uni-FMU, em curso de Especialização em Yoga, em São Paulo, além de cursos com Prof. Hermógenes, Marcos Rojo, Cesar Devesa, Lia Diskin, etc.. É fundadora do Espaço DHARMA de Yoga, em Varginha-MG, onde ministra aulas, cursos e oficinas, desde 1990. É também professora de línguas, arquiteta e tradutora atuante. E-mail: ardimarco@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário