sexta-feira, 8 de abril de 2011

Importância do filtro solar no dia-a-dia!!


     Mesmo nos dias  nublados, os raios solares podem danificar a pele. São danos imediatos, como ressecamento, vermelhidão e queimaduras, e danos cumulativos, como envelhecimento precoce, redução na defesa natural da pele e o aparecimento de lesões pré-cancerígenas. Então, para manter a pele bonita e saudável, é fundamental protegê-la todos os dias.  





Dicas!!

  • O protetor solar deve se usado diariamente após a higiene matinal, antes da maquiagem e reaplicado sempre que necessário. 
  • Mesmo após o uso de cosméticos com FPS, é importante que as pessoas com peles claras a morenas claras utilizem filtros solares com FPS 30 no mínimo, quando da exposição solar direta.
  • Mesmo na sombra ou em dias sem sol, é necessário o uso de protetor solar, pois metade da radiação UV também está presente.
  • No caso exposição prolongadas a lâmpadas fluorescentes, é recomendável usar protetor solar.
  • Não exponha crianças menores de 3 anos, por período prolongado. É dever dos pais aplicar protetor solar nas mesmas. O uso de filtro solar até os 18 anos     reduz em 85% os ricos de desenvolver câncer de pele na fase adulta.                    
  • Sob algum tratamento médico, e aconselhável, antes de tomar sol, pedir orientação ao médico, pois certos medicamentos (sonífero, antibiótico,anti-acne) podem alterar a sensibilidade da pele ao sol.
  • Nenhuma parte do corpo deve ficar exposta sem proteção, deve-se tomar cuidado com orelhas, nuca, lábios, mãos e pés.
  • Chapéu ou bonés diminuem em 5x a quantidade de raios UV recebidos diretamente ao rosto, pescoço e colo.  Óculos escuros são indispensáveis.
  • Barraca de praia filtra 50% dos raios diretos mais 17% continuam difusos pela areia.
  • Os raios solares tipo UVB provocam queimaduras e são mais fortes no verão, enquanto os tipos UVA são foto envelhecedores e estão presentes o ano todo e, no inverno, tem-se como agravante o ressecamento da pele devido ao clima seco, havendo necessidade também de hidratação.


Saiba as diferenças entre os raios UVA, UVB e IV

RaiosUVB:Danosimediatos,vermelhidão,diminuiçãodaresistência,queimadurassolar,danosdireto ao DNA celular,Responsável por 65% dos cânceres de pele.
Raios UVA: Danos cumulativos, diminuição do sistema de defesa natural, estimulação da síntese de melanina, e elastose, causando manchas e envelhecimento precoce.
Raios IV: Danos cumulativos, potencialização dos efeitos causados pelos UV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário